Exercícios fisioterápicos na água são ótimos aliados para as gestantes

Na minha primeira gravidez convivi alguns meses com uma dor lombar muito insistente que me incomodava bastante. Na época eu estava trabalhando fora e aproveitava o intervalo do almoço para andar pela avenida onde ficava o escritório em que eu trabalhava. Isso ajudava muito, mesmo que por poucos minutos.

Agora, na segunda gravidez, e no auge das 31 semanas sinto muita dor nas costas, desta vez no cóccix (último ossinho da coluna). A dor é constante seja para deitar, sentar ou levantar. Na hora de dormir não há travesseiros e posições que possam aliviar. Hoje estou em casa tempo integral, sem ajudante e totalmente envolvida nos cuidados com Benício e todo o serviço da casa.

Isso me fez perceber como a pequenas caminhadas ajudavam e o quanto deveria ter investido em uma atividade física desde o início da gravidez. Por isso, quero compartilhar com vocês, especialmente com as grávidas, este artigo que recebi essa semana e achei muito interessante.

Espero que possa ser um alerta, mas que também possa ajudá-las a evitar dores como as minhas. Lembrem-se que é sempre importante conversar com seu médico antes de iniciar uma atividade física, especialmente para as que não têm o hábito.

Um mundo novo e cheio de descobertas! É assim a vida de uma mulher quando engravida. Os próximos meses são de grandes transformações, não só na rotina da casa e no dia-a-dia dos pais, mas também no corpo dessa mãe que ‘nasce’. Tudo para receber e melhor desenvolver essa criança.

Hormônios aflorados, novas medidas e enjoos são algumas modificações com as quais a mulher terá que lidar. É uma fase deliciosa, mas, que pode trazer alguns desconfortos, como dor lombar e inchaço nos pés. Para contribuir com a qualidade de vida das futuras mamães, a hidroterapia surge como uma importante aliada.

Segundo o fisioterapeuta Rogério Celso Ferreira, da Fisior Hidroterapia, de Belo Horizonte (MG), com exercícios e técnicas específicas para as gestantes, a hidroterapia favorece a grávida promovendo uma adequada adaptação metabólica e estrutural do corpo para que a postura na gestação não se torne um problema futuramente.

“A lombalgia, ou dor lombar, muitas vezes, pode limitar a rotina da gestante, levando a uma incapacidade motora. A fisioterapia na água diminui em grandes níveis essa dor. Já o inchaço, consequência da retenção de líquido e do aumento do tamanho do útero, também pode ser amenizado pela hidroterapia, por meio da pressão que a água faz na parte de baixo do corpo. Com isso há um aumento do retorno venoso, da circulação linfática e, consequentemente, uma diminuição do inchaço durante a gravidez, além de uma melhor nutrição do bebê”, explica o fisioterapeuta.

Além desses benefícios, a hidroterapia ainda possibilita a realização de exercícios com mais facilidade, promove fortalecimento muscular, melhora a respiração, proporciona alongamento e relaxamento muscular, alivia as tensões ocasionadas pela mudança postural da gestante, ativa a função intestinal e reduz a perda de urina involuntária por esforço.

Hidroterapia – União das palavras gregas hydro (água) e therapeia (cura), a hidroterapia é uma especialidade da fisioterapia que se baseia nos princípios mecânicos e térmicos da água aquecida de uma piscina terapêutica. Os efeitos da imersão corporal associados aos exercícios fisioterápicos provocam diversos estímulos, ativando o sistema imunológico, melhorando a circulação e diminuindo a sensação dolorosa. A água aquecida faz o corpo vivenciar situações, sensações e estímulos únicos, contribuindo de maneira significativa para a reabilitação motora do ser humano.

Fisior Hidroterapia – (31) 3055-3555 //www.facebook.com.br/fisiorhidroterapia // Instagram: @fisiorhidroterapi

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s