Cuidados durante a gravidez – Prevenção de Estrias

São muitas as preocupações e os cuidados durante a gravidez que cercam o dia-a-dia das mulheres. Além das consultas regulares para o pré- natal e ultrassons para acompanhar o desenvolvimento do bebê é muito importante que a futura mamãe tenha o compromisso de cuidar de si mesma.

Os cuidados com o corpo são essenciais para afastar, especialmente, as temidas estrias tão comuns durante a gestão e que podem atingir de 70% a 90% das mulheres.

Hoje entro na 24ª semana da minha gravidez, portanto já avançamos para 2° trimestre, e quero compartilhar com vocês o que descobri sobre a formação das estrias e os cuidados que tenho tido para que elas não apareçam.

O que influencia no surgimento das estrias?

Uma das causas para o aparecimento das estrias é o aumento de peso. Por isso, entre os cuidados durante a gravidez é essencial evitar o sobrepeso. Esse papo de comer para dois é enganoso e muito perigoso para a saúde também!

Além disso, contribuem para o surgimento de estrias: primeira gestação, peso do feto, idade, etnia da gestante, mudanças hormonais, tendência familiar e estrias antes da gravidez.

Como se formam as estrias?

  1. A derme, camada intermediária da pele. é composta por fibras de colágeno e elastina. São proteínas que sustentam e dão elasticidade à pele, além de contribuírem para voltar a sua forma original após alguma deformação.
  2. O processo inicial de formação das estrias se dá com o dilaceramento da fibra elástica e do colágeno, que se rompem com a tensão na pele causada pelo ganho de peso, primeira gestação, genética e musculação. A epiderme, camada superficial da pele, fica mais fina e forma as pequenas depressões.
  3. No inicio as estrias são avermelhadas por causa da reação inflamatória. Nessa fase, as fibras estão se reorganizando e vasos sanguíneos estão ocupando o local afetado.
  4. De seis meses a um ano após o surgimento da estria, ocorre um remodelamento da derme, um tipo de cicatrização. É quando as estrias ficam brancas.

Como prevenir as estrias?

Um dos cuidados durante a gravidez, que todas as pessoas conhecem a importância, é a alimentação. Uma alimentação balanceada e saudável é essencial para driblar o aumento de peso, comum nesta fase, e garantir nutrientes importantes para a mamãe e o bebê.

Procure incluir nas refeições alimentos ricos em vitamina C, que ajudam na produção do colágeno, e vitamina E responsáveis pela beleza da pele.

Massagens não são só agradáveis e aconchegantes, elas também contribuem para ativar a circulação sanguínea e proporcionam maior elasticidade à pele.

A hidratação das principais áreas afetadas, barriga, seios, nádegas, quadril e lombar, é essencial para prevenir as estrias! Na minha primeira gravidez usei vários tipos de hidratantes e óleos porque estou no grupo de mulheres com altíssima tendência a estrias por causa da genética. Agora me vejo ainda mais no grupo de risco por conta da idade!

O que eu tenho usado para prevenção?

Confesso que o uso de óleos é o que mais me incomodava, porque a sensação da pele colando após o banho não é muito agradável para mim.

Alguns meses antes de engravidar ganhei uma amostra, dessas de sachê, do creme antiestrias Suvelan, da Legrand. Quando descobri a gravidez e o meu médico recomendou muitíssimo a hidratação da barriga resolvi testar esta amostra que estava guardada.

Desde então tenho usado somente o creme Suvelan! Ele é um hidratante com textura bem fininha, que não gruda na pele deixando aquela sensação colante que tanto incomoda, pois tem alta absorção.

Durantes estes 5 meses de uso continuo do Suvelan nenhuma estria apareceu e continuo  usando para garantir que a prevenção continue!

Imagem site oficial Suvelan

Suvelan é um potente hidratante com a exclusiva tripla associação do complexo AcquaDerm, que age nas fibras de colágeno e elastina, deixando a pele resistente e elástica no período da gestação, auxiliando a prevenção de estrias.

A ação da aquaporina, bio-peptídeo derivado do ácido glutâmico com silanetriol, que são dissacarídeos extraídos de plantas do deserto, aumentam as moléculas envolvidas na função barreira da derme e piderme. Os ácidos graxos, fontes de ômega 6, 7 e 9, promovem proteção, suavidade e elasticidade da pele. O óleo de amêndoas, rico em proteínas, vitaminas e minerais que nutrem, tonificam e reestruturam a pele.

Os cuidados durante a gravidez contribuem para a saúde e bem estar da mamãe e do bebê e podem garantir a tranquilidade durante toda a gestação. Portanto, a todas as grávidas, vamos nos cuidar e realizar todos os exames e consultas de pré-natal porque são essenciais para uma gestação tranquila e saudável!

Além do Suvelan Antiestrias, a Legrand também desenvolveu o Suvelan cuidados para os mamilos e você pode conhecer todos os produtos da linha clicando aqui.

Acompanhe o Vira Páginas no Instagram e no Facebook, onde compartilho diariamente estas e outras dicas!

Fonte de dados para este post: Revista Mamães em Foco.

Anúncios

2 comentários

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s