Hora da pintura: Por que oferecer novos riscadores para as crianças?

No Instagram acompanho o perfil Conversa de Quintal (@conversadequintal) há algum tempo. Quem comanda este maravilhoso Quintal é a Carol Braga, que é pedagoga, especialista em Educação Infantil e Alfabetização e trabalha como professora de Educação Infantil. Ela também é a mãe do Miguel, apaixonada por livros e uma amiga querida.

logo-quintal

No Conversa de Quintal, a Carol sempre menciona que em sala de aula, e em casa com o Miguel, além do pincel tradicional na hora das atividades de pintura, ela também oferece novos riscadores.

Eu fico vendo as fotos do Quintal e imaginando: “ah se ela fosse professora em BH! Benício seria aluno dela, mesmo que eu tivesse que atravessar a cidade!” rsrs Mas o Quintal está em Campinas.

Outro dia vi por lá uma foto onde as crianças usavam escovas de dentes para pintar. Achei tão bacana como a pintura ficava diferente, que corri pra testar, já que sempre replico as dicas do Quintal aqui em casa.

Para o cartão do dia das professoras o papai desenhou algumas maçãs para o Benício pintar. E aproveitei a oportunidade para colocar em prática a dica do Quintal e ofereci ao Benício uma escova de dente para a pintura das maçãs. Foi muito legal! Benício gostou muito e a pintura ficou lindona!

img_2325 img_2328 img_2326

Quero compartilhar essa ideia aqui com vocês, porque não é simplesmente oferecer um objeto novo para a criança pintar. Há benefícios para o desenvolvimento infantil ao oferecer novos riscadores para as crianças.

Veja o que a Carol Braga diz sobre esta prática.

Por que é importante oferecer novos riscadores para as crianças?

“A experiência de desenhar usando diferentes tipos de riscadores (dos mais inusitados como escovas de dente, tampas e pedrinhas até os tradicionais como giz e canetinhas) é uma oportunidade de oferecer diferentes formas de desenvolver a imaginação da criança. A ação de desenhar vai além de apenas representar algo no papel. Cada material oferecido para que o desenho cumpra seu papel de linguagem vai proporcionar um desenho diferente e quanto maior a variedade, maiores as experiências das crianças. Experimentar o mundo através de movimentos amplos e experiências sensoriais (incluindo a diversidade de suportes e riscadores) vai promover a sensibilidade artística para o desenho e assim, gradativamente, a criança será capaz de desvendar o universo visual de seu cotidiano, imprimindo sua leitura de mundo com prazer e segurança.”

img_2327

Carol, muito obrigada! Admiro muito seu trabalho. No país em que os professores são cada vez menos valorizados, tenho muita alegria e orgulho de conhecê-la e saber o que você faz pelos seus alunos e as crianças a seu redor! Você me inspira!!

Gostaram da dica? Quem fizer pinturas com riscadores diferentes, volta aqui para me contar ou posta lá no instagram e marca @virapaginas e @conversadequintal, porque vamos amar ver como as crianças estão se divertindo por aí!

Anúncios

Um comentário

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s