Vou Brincar – Editora Pandorga

A Lilian Comunica, nossa parceira, nos enviou dois livros super legais da Editora Pandorga.

Editora Pandorga

Hoje vou apresentar o livro “Vou Brincar” que tem uma proposta muito interessante de resgatar as brincadeiras esquecidas e estimular o desenvolvimento da criança de maneira lúdica e criativa. O objetivo é relembrar o quanto é bom brincar com seus filhos ou as crianças a sua volta e deixar de lado os jogos eletrônicos, smartphones e tablets.

Quando abri o pacote já me encantei pelo formato do livro. Ele veio em uma linda caixinha com ilustrações bem bacanas. O livro é, na verdade, composto por cartas como se fossem mini-livros. São 3 cartas que apresentam e mostram como funciona o livro e 20 cartas de atividades.

As cartas verdes trazem as atividades mais fáceis, as amarelas as médias e as vermelhas as difíceis. Na capa de cada uma tem ícones que informam se a atividade pode ser feita sozinho, com mais crianças ou se será preciso a ajuda de uma adulto e se é para ser feita dentro ou fora de casa.

Dentro de cada carta está a descrição da atividade que informa quais os materiais necessários, orienta como brincar, descreve variações de como fazer a mesma atividade com nível maior de complexidades e traz dicas para os adultos sobre os conceitos e estímulos realizados durante aquela brincadeira. No verso das cartas os campos são para auto-avaliação.

mostra-ilustra-como-brincar
Imagem site Vou Brincar

Aqui fez muito sucesso essas cartinhas. Benício achou super divertido escolher a carta e fazer a brincadeira descrita. Já fizemos várias e ele vira e mexe está com o livro na mão. Espalha todas as carta no sofá, escolhe uma e vem pedindo: “Leia! Vamos brincar!”

Vamos Brincar 01.

As fotos abaixo são da brincadeira “Dentro do feijão”. Os materiais são sempre algo simples e que a criança pode encontrar facilmente em casa. E quando você não tiver o material descrito é muito fácil substituir. Esta brincadeira pedia um pote vazio de sorvete, eu não tinha em casa e usei uma vasilha grande de plastico dessas que temos aos montes na cozinha. A orientação é esconder dentro do feijão folhas coloridas de embalagens, que eu substitui por pequenos objetos que tinha em casa. A criança deve procurar com as mãos os objetos dentro do feijão.

Vamos Brincar 02.

Vamos Brincar 03.

É impressionante como os pequenos curtem essas atividades. Benício brincou muito e depois quis competir comigo, em um momento eu escondia os objetos e ele procurava e em outro ele escondia e eu procurava. Pura diversão!!

Os benefícios são incontáveis além do estímulo sensorial, incentivei a contar as peças escondidas. Mostrava as peças que iria esconder e entregava para ele contar quantas seriam. A cada uma que ele achava, contávamos novamente. Assim mostrava quantas faltavam para completar o numero total de objetos escondidos. Também trabalhei as cores mostrando quantas azuis, verdes, amarelas e brancas tínhamos que encontrar. Inúmeras possibilidades de estímulo e aprendizado brincando!

Vamos Brincar 04.

Vamos Brincar 05.

Com o papai ele brincou de “Coleta de folhas secas” e o resultado foi este da foto.

Vamos Brincar 06.

Vamos Brincar 07.

Vamos Brincar 08.

Um livro que amamos, curtimos demais e brincamos em família! Recomendo muito para brincar em casa, mas também para professores e escolas, porque não tenho dúvidas que irá render muita diversão e aprendizado!

Para conhecer mais sobre o livro visite o site da Editora Pandorga e o site que apresenta o livro de maneira bem completa.

Livro: Vou Brincar

Autora: Leticia Kuerten

Ilustração: Fabio Brust

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s