Estevão, o desconectado

Quando li pela primeira vez a história do Estevão pensei na importância que nossas atitudes, como pais, têm sobre a vida de nossos filhos. Fui mais uma vez desafiada por um livrinho infantil a refletir sobre nossa responsabilidade na formação das crianças, do futuro que elas terão e dos valores que aceitarão para suas vidas.

A tecnologia está tão acessível e os dias sempre corridos para todos nós. Pais que precisam sair cedo para trabalhar, têm que deixar seus filhos na escola e voltam no fim do dia tão cansados que muitas e muitas vezes o tablet, a TV e o celular são a forma de manter as crianças ocupadas enquanto têm um momento para descansar a mente e o corpo. Acontece também com pais que mesmo não tendo essa rotina massante optam por oferecer os eletrônicos na tentativa de ter um tempo para sí! Eu entendo bem qualquer uma destas situações e também não sou contra o uso da tecnologia.

Mas essa história me levou a refletir sobre isso: quanto desse estímulo devemos oferecer aos nossos filhos? Não precisamos criar um bolha e deixá-los completamente desconectados, mas precisamos oferecer brincadeiras e atrações além das telinhas. Precisamos estimular o livre brincar, o passeio às praças, parques e bibliotecas.

Se vai sair com seu filho e o local poderá deixá-lo inquieto (exemplo:banco, correios, restaurante com adultos) leve com você um livro. Compre um livrinho de um assunto/tema que ele goste ou um destes de atividades como quebra-cabeças ou de colorir e escrever. Na hora da escolha, dê atenção especial às ilustrações, se o seu filho ainda não lê será um excelente atrativo. E quando começar aquela inquietação natural das crianças nestes locais, ofereça o livro. Eu tenho certeza que será pura diversão!!

Será um estímulo que fará toda a diferença na formação do adulto que virão a ser!

E a nossa dica hoje é o livrinho “Estevão, o desconectado”.

IMG_8174

Estevão é um menino que desde bebê foi estimulado a ter grande contato com um tablet. Quando Estevão chorava seus pais ofereciam o tablet e ele se acalmava.

O que os pais de Estevão não poderiam imaginar é que este pequeno garotinho iria crescer sem perceber o mundo à sua volta, pois ele não conseguia tirar os olhos da telinha que tinha sempre à sua mão!

IMG_8264

Estevão perdeu a  oportunidade de apreciar os brinquedos que estavam pendurados em seu berço, perdeu a chance de registrar o rosto do papai e da mamãe em sua memória, perdeu os melhores momentos na escola com seus colegas e até o beijinho que ganhou da Clarinha em sua bochecha.  Tudo isso porque ele não podia deixar de olhar para seu tablet.

IMG_8178

Mas um dia Estevão ganhou uma segunda chance. Uma nova oportunidade para mudar sua vida conectada!!

IMG_8263

As  ilustrações de Vivian Saad são tão expressivas, com traços marcantes  que nos transportam para a realidade contada em seu texto.

Livro: Estevão, o desconectado

Autora/Ilustradora: Vivian Saad

Editora: Hyria

Anúncios

Comente aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s