Desde bebê o incentivo à leitura pode acontecer.
No colo dos pais o estímulo começa quando a criança escuta o som da voz durante a leitura. A partir dos três/quatros meses o bebê desperta o interesse físico, pois já pode pegar os livros e até levar à boca (importante para a fase oral).
Pesquisando selecionei 5 dicas básicas para ajudar no primeiro contato dos bebês com os livros:
1 – Dê à sua voz tons diferentes durante a leitura: a musicalidade das palavras desperta a curiosidade;
2 – Escolha livros que tenham ilustrações coloridas e texturas variadas: isso despertará o olhar e a atenção do bebê;
3 – Livros de plástico e tecidos são os mais indicados para a fase física, pois o bebê pode pegar nos livros e também levar à boca;
4 – Deixe sempre à mão. Deixar os livros ao alcance das crianças serve de estímulo à iniciativa de pegá-los sempre que tiver vontade. Serve para qualquer idade;
5 – É natural que o bebê se distraia durante a leitura. Isso não tem problema nenhum! O importante é a regularidade pois ela cria o hábito de ler.
Na imagem dois livros do Benício que ele brincava muito e para falar a verdade até hoje ele brinca com esses dois.
Tiranossauro Rex: é um livro de tecido. O primeiro que eu comprei para o Benício. Ele é muito colorido! Em cada página tem um dinossauro e o nome escrito bem grande. Quando era bebê o Benício amava apertar, passar as páginas e se encantava com as cores.
Recentemente ele pegou este livro de novo e foi a vez de uma nova descoberta: ele me pediu para ler o nome dos dinossauros e repetia do jeito dele. Imaginem o orgulho da mamãe aqui! Eu li pelo menos dez vezes o nome de cada um!!
Backyardigans: É um livro de plástico, destes de brincar no banho. Como o Benício curte este desenho, até hoje ele anda pela casa com esse livro na mão. Nas páginas têm os personagens e o nome deles.
Com estas dicas… agora é correr para a livraria e buscar uns livrinhos para começar hoje mesmo a incentivar os pequenos aí na sua casa!
Ótimas dicas, vou levar para nossas rotinas.
CurtirCurtir
Que jóia Lili! Depois volta pra contar se ajudou mesmo!! Beijos
CurtirCurtir
Oi Kenia! O Lorenzo ganhou o livro de pano dos Dinassauros ( da mesma colecao do Tiranossauro Rex). Ele tinha 6 meses quando ganhou. Sempre leio com entonacao de voz, quase cantando. Alem da minha voz quando faco a leitura e das cores deste livro, o Lolo simplesmente se apaixonou por ele. Ele adora!!!!!
Quero comprar outros livros de pano….. principalmente dessa colecao! bjs e adoro seu blog, tem me auxiliando muito.
CurtirCurtir
Milene obrigada pelas palavras e pela visita ao blog. Lorenzo está cada dia mais lindo!!
Esses livrinhos são ótimos para essa fase! Comprei o do Benício na Leitura, mas sem dúvida que você encontrará nas livrarias!!
Os livros de EVA e cartonados também são opções excelentes nesta fase!!
Parabéns pelo incentivo ao Lorenzo.
Estou muito feliz em saber que estou ajudando!! bjos
CurtirCurtir